16 de mar. de 2010
Alex Atala deixou o leite queimar
Acabo de ouvir Alex Atala e seu drops chamado Tira Gosto, na rádio Eldorado. Ótima a iniciativa dessa emissora que recheia a programação com pequenas dicas e toques sobre culinária, vinhos, entre outros. (…conta ainda com Manoel Beato, um dos mais competentes sommeliers do pais, atuante no Fasano e que pilota na mesma rádio o Adega Musical, todos os sábados 13h).
Bem, voltando ao Alex, ele comentou sobre uma de suas invenções, o sorvete de leite queimado. Lembrou que o cheiro de leite derramado e queimado no fogão faz parte do imaginário da maioria dos brasileiros. Intrigado com a origem dessa "boa lembrança" e desse cheirinho bom, causado pelo acidente do derrame do leite fervido, Alex pensou, pesquisou, testou e desenvolveu uma base de leite queimado. Descreveu a receita base de forma bem simples:
Numa panela no fogo, vá derramando leite aos poucos até que ele queime no fundo e forme uma crosta. Quando essa crosta estiver bem queimada, derrame o leite que quiser "aromatizar", desligue o fogo e deixe descansar por 15 minutos.
(…a receita que ele passou na rádio pára por aí,…desculpem,…mas transformar essa base de leite queimado em sorvete não me parece difícil!).
Não testei, mas fiquei curioso. Sei que o D.O.M. tem essa receita no novo menu, agora que reabriu as portas depois da reforma (bolo de fubá com sorvete de leite queimado). O D.O.M. em si, vale um outro post, só sobre ele. Ainda mais sendo o único restaurante brasileiro na lista dos 50 melhores restaurantes do mundo, ocupando a 26ª colocação em 2009 (…era o 49ª em 2008). Mas isso fica pra próxima!
Pra saber mais sobre o D.O.M. depois da reabertura, veja o comentário de Luiz Américo Camargo em seu blog do Paladar do Estadão, clique aqui.
*crédito da imagem: revista Trip
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pela participação! Deixe sua receita de como melhorar o MalPassado!