10 de mar. de 2010

Assassinato das garrafas



Não imaginava que seria tão difícil manter o update do blog com relação aos restaurantes, pratos, vinhos e encontros aqui em casa. Principalmente com relação aos vinhos. Ou esse negócio de blog é realmente difícil, ou estou bebendo demais. Ou as duas coisas.

Primeiro, acho muuuuito cansativo esse papo de enochato de ficar achando notas de couro ou de baunilha e não sei mais o que. Deixo isso pros experts – Renato Machado e companhia – que entendem do que falam e gostam de ficar nessa viagem. Não tenho gabarito pra ficar aqui descobrindo nuances, fundos, universos e aspirações de cada uva. Gosto de vinho e pronto. Acho que a descoberta é uma experiência individual, única e subjetiva. E deixemos assim e as papilas gustativas dos outros em paz.

Saint-Esprit Côtes-du-Rhône Delas 2007. Diferente dos outros vinhos dessa denominação, tem mais uva Syrah (70%) que Grenache (20%). Vinho sem muita complexidade, simples e mas muito agradável. Acompanhou um espaguettini com filet mignon e fundos de alcachofra.
Nota: 7,5

Braída Il Monelo Barbera D'Asti 2006. Forte acidez e bem presente no álcool. Honesto mas um pouco caro pro que oferece por volta dos R$60.
Nota: 7,0

Primitivo Puglia Feudi di San Marzano. Como o próprio nome diz, 100% da uva Primitivo, original da região de Puglia na Itália (....bem no comecinho do "salto da bota", capital Bari). Bom e barato. Ótimo vinho na faixa dos 30 reais. Se diz muito que essa uva se aproxima do Zinfandel da Califórnia. Eu sugiro uma carne vermelha pra tirar isso à limpo.
Nota: 7,0

Vale da Clara Douro 2006. Não é um grande vinho mas convence. Também na faixa dos R$30 e poucos, tem uvas Tinta Roriz, Touriga Franca e Touriga Nacional. Um tinto português sempre vale à pena, ainda mais se acompanhado de um bacalhau.
Nota: 6,5

Um comentário:

  1. Nego, suas palavras tem o tempero dos bons pratos. Muita propriedade pra escrever o que escreve, porque conhece, sabe fazer. Cozinha verdade, como voce e'. Parabens pela iniciativa, ja' era hora com o tanto de conteudo que voce vem construindo. Eu, e tenho certeza que muitos tambem, agradeco a oportunidade de aprender e compartilhar contigo suas experiencias gastronomicas. Eu tenho meus pratos preferidos, este BLOG e' um deles ; ) Viva!

    ResponderExcluir

Obrigado pela participação! Deixe sua receita de como melhorar o MalPassado!