24 de fev. de 2010
Ora pro nobis
Amiga íntima da maioria dos mineiros, a folha da família dos cactos passou incógnita por 34 anos de minha existência. Até que em uma de minhas visitas ao restaurante Xapuri em BH fui apresentado à Pereskea Aculeata. Ora Pro Nobis vem do latim e quer dizer rogai por nós, nome dado a uma certa prece que faz parte da liturgia católica. Muito se especula sobre a origem do nome mas o que interessa mesmo é que ela é uma delícia. Tem um um sabor peculiar com leve toque de azedinha e acompanha muito bem carnes refogadas.
A parte nutricional da plantinha é que impressiona:
Planta é também conhecida como a “carne do pobre” devido a seu alto teor de proteína. Análises feitas mostram possuir 25% de proteínas, e ter digestibilidade de 85%. A folha não deve ser lavada para que não perca suas qualidades protéicas – recomenda-se apenas limpar com pano úmido. Deve ser rapidamente refogada e, se possível, acompanhada de um frango bem temperado, costelinha, ou angu.
Receita não não vale postar pois cada um prepara como quiser. Só não confiei muito no texto acima extraído na internet sobre a lavagem da folha. Acho que vale passar uma aguinha sim! É só refogar por 5 minutos. Cebola, alho, azeitinho extra virgem e já dá vontade de chorar. Caldinho de carne junto também completa o estrago. Mas atenção: limpe bem as folhas do talo. Tem um espinho do cão. Meu pai tem uma floresta tropical em casa dessa planta. Se alguém estiver disposto a provar, posso encontrar meios de facilitar a erva. De onde veio essa, tem muito mais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Como é que eu faço pra conseguir aqui no Rio? Um amigo mineiro foi a Tiradentes e prometeu trazer, mas disse que não encontrou... ele fala maravilhas dessa folhinha! não sabia que era um cacto...
ResponderExcluir