21 de mar. de 2010

D'Olivino. D'Outro mundo!


Interior do D'Olivino. Bom gosto e despretenção no ponto.

Quem não gosta de uma boa surpresa? Ainda mais uma boa surpresa gastronômica? O D'Olivino foi a minha "melhor boa surpresa" dos últimos tempos.
Imagine um restaurante que também é empório. Um espaço dedicado à especialidades mediterrâneas, que também é uma importadora, garantindo uma extensa lista de grandes rótulos do mundo todo, em especial de azeites. Aliás, a casa tem pelo azeite uma atenção especial. Seja nas harmonizações exclusivas criadas com um tipo de olio para cada prato, seja na mesa de degustação montada para que os própios clientes façam suas provas.

O ambiente é simples, porém aconchegante e de muito bom gosto. Remete a uma vila da Toscana, com pé direito alto, muita madeira aparente e plantas. Eleito em 2009 pelo Guia da Folha, o "Melhor novo restaurante de São Paulo".

O couvert trouxe cesta de pães orgânicos e um bom paté de alho poró com pimenta verde. Também um azeite sugerido pela casa e uma pasta feita de aliche e especiarias. Tudo muito bom.

De prato principal fui de pescado: o Mare e Monti, trouxe um filé de robalo e frutos do mar grelhados no azeite extravirgem, acompanhados por um risoto de cogumelos frescos. Simplesmente impecável.
O peixe estava no ponto, fresco, perfeito no tempero, leve e suave. Os frutos do mar vieram em camarões, polvos e lulas. Tudo muito bem executado e perfeitamente harmonizado com o azeite, numa linda apresentação. O risoto delicioso. Cremoso, consistente, ao dente, trouxe shitakes e shimejis. Sabor e mais sabor.

Acompanhamos tudo com um prosecco Terra Serena D.O.C. Conegliano Valdobbiadene Extra Dry. Um pouco frutado demais no início, encorpado, com claras notas de caramelo e um bom cítrico. Talvez a temperatura não estivesse tão adequada no início e depois mais gelado, cresceu e ficou mais leve. Entretanto me pareceu roubar um pouco a atenção do prato, que pedia algo mais delicado. Os preços são uma atração da carta, super honestos, com alguns rótulos apresentados com preço da importadora.

O D'Olivino é comandado pelo chef André Castro. Traz um staff jovem, atencioso e muito simpático. Com um tratamento pessoal, não incomoda e nos deixa mais à vontade. A casa traz ainda o empório no piso superior, onde é possível comprar vinhos e azeites. Conta também com espaço para eventos, degustações e confrarias.

O D'Olivino entrou sem dúvida pro meu hall de favoritos. Preços honestos e que valem cada centavo. Um lugar para se voltar, voltar e voltar. E quem sabe, continuar se surpreendendo a cada volta.

Serviço:
D'Olivino Restaurante e Empório
Nota: 8,5
www.dolivinorestaurante.com.br

Terra Serena D.O.C. Conegliano Valdobbiadene Extra Dry
Nota: 7

* crédito de imagem: site D'Olivino

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela participação! Deixe sua receita de como melhorar o MalPassado!